terça-feira, 23 de abril de 2013

O Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor




Todos os anos, a UNESCO (sigla em inglês para Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) organiza nesta data, um evento comemorativo visando a promoção da leitura, publicação de livros e proteção aos direitos autorais.

Para entendermos melhor o assunto, podemos citar a definição do próprio Ministério da Cultura que explica os Direitos Autorais da seguinte forma: “[…] são um conjunto de normas legais e prerrogativas morais e patrimoniais (econômicas) sobre as criações do espírito, expressas por quaisquer meios ou fixadas em quaisquer suportes, tangíveis ou intangíveis” e, “são concedidos aos criadores de obras intelectuais […]”.

A proteção dos direitos autorais foi uma das formas encontradas para evitar que grandes idéias e criações fossem descredibilizadas pela pirataria; afinal, a pirataria basicamente se caracteriza pelo roubo de idéias em benefício próprio. E não estamos falando apenas em crédito financeiro, mas também do reconhecimento que cada um merece por sua contribuição à sociedade, em qualquer âmbito.

Por isso, é fundamental para os autores e para a própria evolução da cultura na sociedade que os direitos autorais sejam protegidos; possibilitando que os autores, qualquer que seja sua área criação, permaneçam estimulados pelo reconhecimento de seus esforços e da beleza de suas obras, e continuem trabalhando para que possamos ter acesso a novos livros, músicas, quadros, etc.

Apenas para ilustrar, podemos dizer que sem a devida proteção aos direitos autorais, escritores como Miguel de Cervantes, autor de Don Quixote de La Mancha’, e William Shakespeare, autor de Romeu e Julieta’ e Hamlet’, certamente não teriam alcançado o justo reconhecimento por seus esforços e atualmente poucos, ou ninguém, saberiam quem foram e o que fizeram.



Além disso, a proteção ao direito autoral protege não só os escritores, mas também outros artistas e pensadores como: compositores, músicos, cineastas, arquitetos, escultores, pintores, entre outros.

A pirataria desrespeita o direito ao reconhecimento que todo autor merece e, consequentemente, desestimula o surgimento de novas criações. Não faça parte disso. Diga não à pirataria, reconheça também os direitos autorais!
Confira aqui a sugestão de atividade para esta data!

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_do_Livro_e_do_Direito_de_Autor
http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_de_Cervantes
http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Shakespeare
http://www.cultura.gov.br/site/2011/01/20/direitos-autorais-e-direitos-intelectuais/
http://www.projetoescolalegal.org.br/?p=1459

Imagens:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:CHANDOS3.jpg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário