segunda-feira, 12 de novembro de 2012

PROGRAD coloca em funcionamento o repositório de TCCs e monografias






Em parceria com o Curso de Biblioteconomia e com apoio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e do Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (IBICT), a Pró-Reitoria e Graduação (Prograd) colocou em funcionamento o repositório de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e monografias de Especialização. O objetivo do projeto é dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos Cursos de Graduação e Especialização.

O princípio do repositório de TCCs segue o mesmo do repositório institucional (www.repositorio.furg.br), que é de reunir, organizar e divulgar a produção científica. No caso de TCCs, o objetivo é tratar a produção discente da Graduação e da Especialização.

O projeto está em período experimental, e a meta é a criação da política de depósitos. “Sabe-se que existe incentivo para que os alunos produzam. Os repositórios vieram no sentido de depositar, reunir e publicizar o que é produzido”, diz a professora Angélica Miranda. Os repositórios fazem parte de grandes redes internacionais e disponibilizam acesso livre ao conhecimento produzido. Embora seu propósito seja a preservação da memória, ele também faz a divulgação.

Foram depositadas as monografias do curso de Bacharel em Biblioteconomia. Acesso: http://repositorio.furg.br:8080/bdtccs-jspui/community-list

Nas próximas semanas serão feitos contatos com todas as Coordenações de Cursos disponibilizando o serviço. Outras informações podem ser obtidas com a professora Angélica, coordenadora do projeto, pelo e-mail angelicacdm@gmail.com.

 


 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário