segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Documentários sobre a natureza de Rio Grande e região



Hoje recomeçam as aulas na FURG. Pensando na grande quantidade de alunos que vieram de várias cidades do Brasil para estudar aqui, pensei em divulgar no blog os documentários que foram feitos sobre a fauna e flora de Rio Grande e região.

Os vídeos foram produzidos pelo professor Ulrich Seeliger e Jeison Brum de Paiva através do projeto Ecomidia Marinha. 

Ulrich Seeliger nasceu na Alemanha, onde iniciou seus estudos universitários no curso de Farmácia, em 1966. Continuou sua formação acadêmica na área de Botânica, na Inglaterra, recebendo o grau de bacharel pela Durham University, e nos Estados Unidos onde obteve o grau de mestre e o título de doutor pela Rutgers University em New Jersey. Desde 1977 é Professor Titular no Departamento de Oceanografia da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil, onde coordena projetos de pesquisa em Ecologia Costeira.Foi responsável pela elaboração e coordenação do curso de pós-graduação em oceanografia biológica na FURG, no qual orienta alunos na área de ecologia vegetal costeira. Participa, desde 1986, como membro e coordenador, dos Comitês de Oceanografia e de Ecologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Suas pesquisas deram origem a inúmeras publicações científicas e livros, no âmbito nacional e internacional, contribuíndo dessa forma para um melhor conhecimento ecológico da costa latino-americana e, especialmente, da costa sul-brasileira. Coordena a equipe envolvida na produção de vídeo documentários, com o objetivo de popularizar os conhecimentos ecológicos e científicos adquiridos.

 
 
Jeison Brum de Paiva , nasceu em Uruguaiana (RS). Graduou-se em Oceanologia em 2002 pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Durante a formação participou na fundação e estruturação da Ecoservice Empresa Junior de Consultoria Ambiental e Oceanografia, a primeira empresa do gênero no país. Desde 2001 trabalha no Laboratório de Ecologia Vegetal Costeira como bolsista do CNPq. Publicou, junto com pesquisadores do laboratório, um livro sobre a vegetação das dunas costeiras. Participou com pesquisa sobre fanerógamas submersas no estuário da Lagoa dos Patos no âmbito do projeto Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD). Atualmente colabora na cinegrafia e edição de vídeo documentários ecológicos desta região costeira. 


Litoral Selvagem 

O documentário ilustra a flora e a fauna das praias e dunas da costa Atlântica, descreve os processos e as funções ecológicas de cada ambiente e enfatiza as interferências mais graves do Homem. 
  
Litoral Selvagem Part 1/3



    Litoral Selvagem Part 2/3 

 

Litoral Selvagem Part 3/3

 


Um Mar Quase Doce 

O documentário identifica a flora e a fauna e as características ecológicas do sistema lagunar Patos-Mirim, bem como os riscos ambientais do estuário da Lagoa dos Patos.

  
Um Mar Quase Doce Part 1/3




Um Mar Quase Doce Part 2/3



Um Mar Quase Doce Part 3/3

Todos os vídeos podem ser baixados através do site http://www.ecomidia.pro.br/videos.html 

 Fonte: http://www.ecomidia.pro.br


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário