terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Artigo cita twitter do SiB como exemplo de serviço oferecido em Bibliotecas Universitárias Federais


O artigo "SERVIÇOS OFERECIDOS VIA TWITTER EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS BRASILEIRAS" de Kelly dos Reis Silva, Leticia R. Albuquerque, Marciléia Aparecida de Paula, Vanessa Gal Paiva Oliveira, citou o Twitter o Sistema de Bibliotecas da FURG. 

 

O referido artigo objetivou identificar os serviços oferecidos pelas Bibliotecas Universitárias Federais através da utilização do microblog Twitter. Foram localizadas 26 BUs Federais situadas em 12 Estados do País, sendo escolhido um Twitter por Estado para ser analisado, dentre as bibliotecas que ofereciam o recurso. Após as análises, foram obtidos dados quantitativos e qualitativos.

 

Este artigo destacou que, de maneira geral os Twitters estão sendo utilizados por seus usuários de forma satisfatória, e que as BUs estão disponibilizando informações relacionadas ao marketing da instituição, à eventos, à leitura e cultura, à interação com os usuários e notícias em geral.  

 

Cada tweet foi lido e analisado, considerando as mensagens postadas nos meses de março e abril de 2012. Foi delimitado este período para análise detalhada dos tweets e devido à importância destes dois meses para as universidades, uma vez que no mês de março as aulas são efetivamente iniciadas, sendo este o momento em que são dadas as boas vindas aos alunos e são divulgadas todas as atividades inerentes ao decorrer do ano letivo. Assim, observou-se que nestes dois meses ocorreu o maior volume de informações produzidas via twitter.

 

Abaixo o quadro comparativo dos twitters de Bibliotecas Universitárias federais.

 
 Fonte: PontodeAcesso, Salvador, V.6, n.3 ,p. 72-86, dez 2012.
            http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/6159/4791
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário